Imagem capa - Dicas para o Batismo do seu filho ser Perfeito por Jac Oliveira
Fotografia

Dicas para o Batismo do seu filho ser Perfeito

O batismo é um momento especial para muitas famílias. Não importando a religião, a maioria delas tem cerimônias de batizado para crianças e adultos e, se para você esse é um dia marcante e importante, nada mais adequado do que ter lindas fotos para a posteridade. Eu mesma tenho algumas poucas fotos desse dia, mas que são especiais!



batismo igreja auxiliadora fotografia porto alegre

Batismo do Alexandre, na Igreja Auxiliadora em Porto Alegre



Durante a cerimônia do batismo, que muda de religião para religião e também pode mudar dependendo do local e cidade, mesmo que seja na mesma religião, a família precisa estar concentrada no que está acontecendo, conectada à criança, para que tudo faça mais sentido. Afinal, esse é o objetivo não é mesmo? Por isso que faz tanto sentido ter um fotógrafo profissional acompanhando sua família nessa hora. 


Meu trabalho em batizados é pautado pelo registro de momentos únicos e espontâneos, sabe? Gosto de captar as reações da criança, dos pais, dos padrinhos. Sempre presencio cenas muito fofas e os pais não teriam esses registros se eu não estivesse lá. Mas, o mais importante é que a criança vai poder ver isso quando for mais velha. É nisso que você precisa pensar quando tiver dúvidas sobre investir ou não em fotografia profissional. Você estará deixando uma herança muito especial para seus filhos e netos! Eu fotografo para eles :-)



fotografia batizado em porto alegre na igreja do internacional

Batismo da Antonella na capela que fica no estádio do Internacional


Então, baseada em minha experiência em batizados, vou dar dicas bem rapidinhas de como esse dia pode ser ainda mais especial e tranquilo!


1 - Converse com o padre/pastor antes do batismo sobre o registro fotográfico.

Se você pretende levar o seu fotógrafo nesse dia, converse antes com o responsável pela igreja ou local onde será a cerimônia. É educado e também evita algum constrangimento, caso o local tenha alguma regra específica para atuação dos profissionais. Saber o roteiro do batizado também é legal (como ele acontece e quanto tempo dura) e você pode compartilhar essa informação com seu fotógrafo.


2 - Tente fazer com que o bebê esteja descansado.

A maioria dos batismos acontecem pela manhã. Cada criança tem um ritmo de vida e de sono, mas, se possível, tente que a criança esteja com o soninho em dia até a hora da cerimônia. Não tem problema ela chegar dormindo na igreja ou dormir um pouco enquanto a cerimônia não começa. Talvez isso ajude para que o humor dela esteja tranquilo na hora H hehehe... o ideal é que a gente respeite o tempo deles.


3 - Vista seu bebê com roupas confortáveis. 

Sei que todo pai e mãe quer que seu filho esteja maravilindo no dia do batismo né. Maaaas, observe se a roupinha é confortável e adequada ao clima e ao local. Algumas igrejas/templos são mais frios ou mais quentes. Se o batismo for no verão e a roupa da criança for quente, certamente ela ficará incomodada, chorosa, etc... O menos é mais! Conforto é mais importante, porque a criança precisa se sentir bem.



batismo na igreja santo antonio porto alegre bento




4 - Esqueça seu celular.

Não é para esquecer em casa! hehehe... é para não mexer nele durante a cerimônia. Aliás, recomende o mesmo para sua família e demais convidados. Aconselhe que todos curtam o momento, observem o que acontece, prestem atenção e vivam cada detalhe. Deixem os registros por conta dos fotógrafos! \o/


5 - Imprima suas fotos!

Você planejou esse dia, contratou um fotógrafo. Não fique com as imagens só no computador ou celular, ok? Faça um álbum bem lindo que vai ficar de recordação para o seu filho. Ele vai amar. Isso eu GARANTO!


Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui embaixo e veja também mais do meu trabalho em batizados!