
Elopement Wedding: o que é? por que fazer?
Compartilhe
O Elopement Wedding tem se mostrado uma linda alternativa para os casais que tiveram que adiar seu casamento ou ainda, para aqueles que têm vontade de casar e estão sem perspectiva de quando poderão fazer um evento. Mas, também é uma opção legal para quem gostaria de viver a experiência da cerimônia e acha que um casamento mais tradicional não combina com o casal :-)
Mas, então, o que é o Elopement Wedding? Mesmo que o termo não seja comum no Brasil, garanto que você já viu essa situação: um casal que se apaixona, as famílias são contra e eles fogem para casar. Ou, um casal que troca votos em uma praia paradisíaca, só os dois... ou que vai casar em Las Vegas ou no Casamento dos Sonhos em Gramado. Bingo! Isso é o Elopement! Nada mais é do que a cerimônia a dois, sem convidados.
"To elope", em Inglês, significa fugir e não voltar ao ponto de origem. A origem da prática é inglesa mesmo e data de 1754 quando foram estabelecidas uma série de restrições aos casamentos. Os casais que não se encaixavam no que era permitido na Inglaterra, fugiam para a Escócia para poderem se casar! Um perrengue, mas romântico né hehehe. Daí vem o termo que atualmente nomeia esse tipo de cerimônia, a dois. Claro que hoje ninguém faz por esse motivo, para fugir, mas digamos que com o Elopement dá para "fugir" de algumas situações, tipo gastar muito em uma grande festa, ter que convidar pessoas que vocês nem gostariam tanto de convidar entre outras.
Um Elopement pode acontecer praticamente em qualquer lugar: em um lugar bonito e inusitado na sua cidade, na praia que vocês mais amam, na fazenda da família, no quintal de casa, em um bistrô ou do outro lado do mundo. Já pensou unir uma viagem dos sonhos e o casamento? É super possível e muitos casais têm optado por isso.

O que é preciso para fazer um Elopement Wedding?
1. Um casal que se ama e disposto a viver essa experiência
2. Os votos escritos pelo casal
3. Um lugar especial para o casal
4. Fotografia e vídeo profissionais
5. Look dos noivos (vestido de noiva, se a noiva quiser)
6. Decoração do local e buquê
7. Celebrante
Dos itens listados acima, nada além do casal é obrigatório. Mas, vamos combinar que viver essa experiência sem ter fotos e vídeo para ajudar a relembrar, seria um pouco triste! Na hora o casal pode achar até que não precisa, mas em alguns anos ou muito antes disso, eles terão se arrependido. Então, invista em boas imagens desse momento.
Quanto custa fazer um Elopement Wedding?
Essa é uma pergunta sempre difícil de responder. Tudo depende de onde será feito, se vai ter custo de hospedagem do casal e da equipe, o tipo de roupa que os noivos vão usar.. enfim, tudo influencia. Depende das escolhas que você fizer.
Mas, supondo que o casal opte por casar em um local aberto e grátis, dentro da cidade onde vive, e invista em fotografia e vídeo, além do vestido de noiva e buquê, o custo médio seria a partir de R$ 5 mil.

Onde fazer um Elopement Wedding?
Durante uma viagem de férias
Essa é uma opção muito legal! Você pode levar sua fotógrafa na viagem ou procurar profissionais lá mesmo. Em diversos destinos do Brasil e do mundo há agências que prestam esse apoio aos casais.
Em uma praça ou parque na sua cidade
Sua cidade tem praças bonitas? Por que não casar em uma delas? Porto Alegre tem alguns locais bem arborizados e bonitos e até alguns morros. Se for um local público e você quiser fazer um altar, por exemplo, é bom se certificar com as autoridades locais se é preciso alguma autorização.
Na praia
O litoral brasileiro é imenso e cheio de praias lindíssimas, algumas desertas. Cenários perfeitos para noivos que amam praia.
Montanhas e canions
No Rio Grande do Sul, em Cambará do Sul, quase em Santa Catarina, temos os canions lindos do Parque Aparados da Serra. Há trilhas, cachoeiras também. Cenário é o que não falta por lá e um elopement em meio aquela força da natureza, seria de arrepiar. Mas, leve casaco! Dá uma olhada no ensaio que eu fiz no local.
Em um belo terraço com vista (ou rooftop)
Já pensou trocar votos com seu amor no topo da cidade? Um belo terraço pode ser uma linda opção!
No seu bistrô ou cafeteria preferida
Para quem não quer arriscar fazer o Elopement ao ar livre e lidar com imprevistos climáticos, pode ser bacana fazer dentro de um local pequeno, intimista e charmoso. Se for um lugar que o casal frequenta, fica ainda mais especial!

Espero que esse texto tenha sido útil e traga inspiração para muitos Elopements!


Editorial EntreNós – Inspiração para Casais Reais Viverem a Experiência do Casamento

5 Motivos Para fazer um Elopement Wedding

5 Locais para Mini Wedding em Porto Alegre

Reserve sua vaga para um Ensaio Solidário e ajude famílias de Canoas
