
Como Escrever os Votos de Casamento? Veja as dicas!
Compartilhe
Os votos entre os noivos já são um momento mais comum nos casamentos brasileiros, nos últimos anos. Principalmente com o aumento de cerimônias realizadas fora da igreja (onde não há troca de palavras entre os noivos além das tradicionais que pertencem ao rito religioso). É a hora em que eles trocam palavras de afeto, de amor e intimidade. Mais uma forma de reafirmar o compromisso entre os dois e diante dos convidados!
Mas, muitos noivos e noivas têm vergonha ou dificuldade para escrever seus votos. Por isso, conversei com dois celebrantes e pedi algumas dicas. Continua lendo :-)

O celebrante de casamentos Rodrigo Araújo (Porto Alegre/RS) me contou que "Bodas" vem do latim votas, que significa promessa. Votos tem a mesma origem, sendo Bodas e Votos sinônimos em sua raiz etimológica. Faz todo sentido, não? Afinal, os votos podem ser mesmo um tipo de promessa de amor!
"Mas, Jac, eu morro de vergonha, não vou fazer!" Falou isso aí na tua cabecinha? Bom, a Bruna Abifadel, celebrante de casamentos da Alma Gêmea Celebrações (de São José dos Campos/SP) sugere que treino pode ajudar. "Para alguns pode funcionar treinar a leitura dos votos no espelho", diz. Tente ignorar as pessoas que estão ali, focando somente na pessoa com quem você está casando e deixar o coração falar também são formas de lidar com a timidez nesse momento.
DICA EXTRA: os votos rendem óóótimas fotos espontâneas. Eu adoro essa hora! Fica a dica ;-)
Veja outras dicas que a Bruna e o Rodrigo deram para você escrever seus votos de casamento:
1) Tenha clareza sobre o que significam os votos (lê ali em cima de novo). Lembrar que os votos são promessas de quem você será a partir daquele dia para o seu parceiro, o que você vai oferecer ao outro.
2) Pense em quem você era antes do relacionamento e em quem você se tornou. Quais as principais mudanças que o relacionamento causou em você? Assim você consegue perceber a importância do outro em sua vida.
3) Escreva com o coração. Não precisa ser nada muito diferente do que você já diz para o seu amor no cotidiano da relação. Também não tem que ser um discurso mirabolante, pois tudo que é simples e verdadeiro será naturalmente emocionante. E não precisa ser longo!
4) Busque inspiração dentro de você, em lembranças de músicas marcantes, fotos que lembram momentos especiais, viagens, filmes importantes, fatos da história de vocês.
5) Fique atento a tudo, pois qualquer frase pode despertar uma inspiração, seja numa série de TV ou mesmo na traseira de um caminhão.
6) Lembrem-se que o momento dos votos é exclusivamente do casal, independente de quem está ali assistindo é a declaração de um para outro. É um momento muito pessoal e único, então foque no amor e esqueça a vergonha.

Gostou das dicas? Animou para escrever os teus votos?
Deixa teu comentário aqui embaixo então! E veja os casamentos lindos ali no portfólio, para te inspirar.