Imagem capa - Uma foto premiada e as certezas reafirmadas! por Jac Oliveira
NovidadesFotografia

Uma foto premiada e as certezas reafirmadas!

Nessa semana tive a feliz notícia de que uma foto minha está na galeria dos vencedores do 4º Inspiration Family Awards, concurso da Inspiration Photographers, associação que reúne fotógrafos do mundo todo, das áreas de casamento e família. Aliás, a associação teve origem para reunir os fotógrafos de casamento, mas a família está ganhando tanto espaço no ramo, que agora há uma parte exclusiva para esse segmento. E o mesmo aconteceu com os concursos. 


Foi emocionante ver essa foto no meio de tantas outras maravilhosas imagens. Principalmente porque ela representa o tipo de foto que mais amo fazer! Sem poses, sem direção. Sem cenas montadas. Eu estava ali documentando o que estava acontecendo. Ninguém estava preocupado com a forma como sairia nas fotos, se teria careta, se ficaria gordo, velho, baixo, etc. Afinal, tinha coisa mais importante para se preocupar: o nascimento de uma criança! Para mim a fotografia é isso: uma fração da realidade. E, nesse caso, uma fração de um momento que se perderia, não fosse a foto que eu fiz. 



A foto. Clique feito no dia do nascimento do Alexandre, filho da Cristina e do Ricardo e irmão do Augusto, clientes de longa data.


O interessante dessa imagem é que ela tem muitos detalhes e coisas acontecendo no quadro. O gesto espontâneo do pai, ao mostrar o carimbo do pézinho para o filho mais velho; a enfermeira sorrindo ao fazer os procedimentos no bebê; o Augusto no canto direito da foto e no reflexo no vidro e a avó, que também aparece no vidro, ainda que pelo reflexo. 


Acho bem difícil escolher fotos para enviar a concursos. Não consigo escapar de selecionar imagens que eu gosto e que fazem sentido para mim. Claro que nem sempre o que a gente gosta é o que vai tocar os jurados. Mas, acredito que essa seja uma forma mais genuína de seleção. Estou em uma fase muito preto e branca. Continuo entregando muitas fotos coloridas aos clientes, mas geralmente as que me encantam mais são as em PB. Reflexo disso é que para esse concurso enviei apenas fotos em preto e branco. Tem gente que não gosta, mas a verdade é que o preto e branco elimina distrações e puxa nosso olhar para o que o fotógrafo realmente quis mostrar. 


Então, queria dividir isso com você, leitor que chega aqui no blog :-) E agradecer muito aos clientes que confiam suas memórias a mim. Para ver mais fotos desse dia e dessa família, é só ir nos links abaixo:


Amor à Primeira Vista - Nascimento Alexandre


Acompanhamento Alexandre


Ensaio gestante Cristina Dal Polo