Imagem capa - O que é um mini wedding? por Jac Oliveira
CASAMENTO

O que é um mini wedding?

Dentro do universo de eventos sociais existentes, o mini wedding vem ganhando espaço. Já fui procurada algumas vezes por casais que querem fazer um casamento mais intimista, para poucos convidados. Aquele evento meio de família, em que os convidados são bem próximos e os noivos podem aproveitar o momento sem muito cerimonial e protocolo. Não que os grandes casamentos sejam ruins, mas nem todo mundo pode bancá-los né? :) Então, o que é um mini wedding afinal?


Tecnicamente, poderíamos dizer que o mini wedding é um casamento com até 100 convidados. São realizados em locais menores, até mesmo na casa dos noivos ou de algum familiar. Ou também podem ser realizados em outra cidade ou até em outro país. O que os noivos investiriam em um grande casamento poderia muito bem ser investido em uma festa menor, mas na qual as pessoas possam viajar a outro local. Às vezes os noivos pagam hospedagem ou transporte para o grupo de convidados.


Além do custo menor, os mini weddings costumam ser escolhidos por casais mais discretos e simples. Lembrando que simples não signfica simplório, nem que eles não têm bom gosto ou algo do tipo! Apenas há pessoas que preferem reuniões e celebrações mais íntimas :-) Mas, nem sempre um evento menor é sinônimo de menos custo. Tudo vai depender das escolhas que o casal fizer. Há quem opte por convidar menos pessoas justamente para oferecer um evento de padrão mais elevado.


decoração mini casamento com velas

Decoração da mesa de jantar em mini wedding que fotografei


Mini wedding é mais fácil de organizar?


Um mini casamento não deixa de ser um evento né. Casamento é casamento, seja ele grande ou pequeno. Planeje com antecedência onde você quer casar, pois isso interfere, por exemplo, no tipo de decoração e no custo com a decoração. Locais como vinícolas, praias e fazendas não requerem muitos investimentos em decoração, já que suas características naturais já conferem charme ao evento.


Outra questão importante e que pode gerar dúvidas e muito trabalho é a própria lista de convidados. Pode ser mais difícil escolher até 100 pessoas do que convidar 300. Concentre-se em chamar pessoas bem próximas. Aquelas que você convidaria para jantar na sua casa! Convite por educação não cabe nesse formato de casamento.


Há algum tempo eu fotografei um casamento realizado na casa nova dos noivos. Havia cerca de 15 convidados. Pais, irmãos e mais algumas pessoas. A casa era linda e foi decorada com flores, fitas e velas. Eles investiram na contratação de uma empresa que cuidou do jantar e nos fotógrafos. Aliás, não é puxar brasa para o meu assado, mas se você se preocupa em fazer uma festa linda, não descuide na hora de contratar quem vai eternizar esse momento em imagens! Embora alguns organizadores de casamento e especialistas digam que o valor de um bom fotógrafo para registrar um mini wedding é o mesmo que para registrar um grande casamento, eu discordo um pouquiiiinho. Ofereço um tratamento e orçamento diferenciados para os mini weddings. Se quiser saber mais, manda uma mensagem e vamos conversar!


Separei alguns links legais com dicas sobre como organizar um mini wedding e espero que vocês gostem:


Dicas de locais, decoração e outros detalhes


Mini wedding é opção intimista - depoimentos e dicas de especialistas


Dicas para um mini wedding perfeito


Veja as fotos do mini wedding que fotografei